Posso te ajudar?

Lider Contabilidade

EXPANSÃO - De olho no longo prazo, redes investem em expansão

12 de agosto de 2022
Diário do Comércio

Falar em expansão de um negócio num ambiente com pandemia, inflação e juros em alta, boa parte das famílias endividadas e eleições, soa quase como um pecado.

Na contramão do que seria considerado prudente, razoável, sensato, algumas redes de lojas de variados setores decidiram abrir mais lojas neste ano, focando em períodos mais longos.

Daiso, Soneda, Adidas, por meio da Centauro, Renner, Camicado, Outback, Casas Bahia, Track & Field, Zinzane, Armarinhos Fernando são algumas marcas que estão em expansão.

Nesta sexta-feira, a Via, inaugura cinco Casas Bahia em Manaus (AM). A rede já abriu 36 lojas da marca no país neste ano e outras 30 devem iniciar atividades até o final de novembro.

No mês passado, a Via, que também é dona do Ponto, inaugurou o seu primeiro centro de distribuição no Amazonas, com cerca de 20 mil metros quadrados de área construída

“Com juros altos, não é o melhor momento para expandir um negócio, mas também não faz sentido pararmos a nossa estratégia da omnicanalidade, que é a integração entre os canais físicos e digitais”, afirma Daniel Cremonini, diretor de expansão da Via.

É num momento de crise, de acordo com ele, que as empresas conseguem melhores preços para a locação de imóveis, aproveitando as oportunidades que surgem para crescer.

O Auxílio Brasil de R$ 600, que começa a ser pago neste mês pelo governo, Black Friday e Copa do Mundo, em novembro, diz o diretor da Via, devem dar um empurrão nas vendas.

A taxa de inadimplência da empresa, de acordo com Cremonini, não assusta, um outro indicador que faz crer que este final de ano pode ser tão bom ou até melhor que o de 2019. 

Dia da Criança é ainda outro evento que traz grandes expectativas, por exemplo, para a rede Armarinhos Fernando, com 16 lojas, mais uma que está em expansão.

Até o final deste ano, a empresa abre a sua primeira loja em São José dos Campos (SP), com planos de ir para outras localidades.

“Acreditamos em um semestre muito bom, principalmente para o comércio popular”, afirma Ondamar Ferreira, gerente da unidade da Rua 25 de Março, a matriz da rede.

A loja está preparada para faturar neste segundo semestre de 12% a 14% mais do que em igual período de 2021 e de 4% a 5% mais do que em igual período de 2019, descontando a inflação.

Na loja de 4 mil metros quadrados da Rua 25 de Março, em dias chuvosos, cerca de 3 mil pessoas passam diariamente pelos caixas, número que chega a 7 mil perto de datas festivas.

Com 36 lojas em 15 cidades do Estado de São Paulo, a Soneda abriu duas lojas neste ano e deve inaugurar outras quatro até dezembro, uma na Avenida Paulista e três em shoppings.

A rede japonesa Daiso está em dez lojas da Soneda no modelo store in store, parceria que deve ser ampliada em mais duas ou três lojas da perfumaria até o final deste ano.

No shopping Ligth, as duas marcas terão uma loja com fachada dobrada, também no modelo store in store, que deve ser inaugurada ainda neste ano.

“Fatores externos impactam os negócios, mas nosso foco é na empresa. Com a maré baixa, é hora de arrumar a casa e aproveitar oportunidades”, diz Minoru Kamachi, diretor da Soneda.

Todas os espaços abertos neste ano, de acordo com ele, não teriam aparecido se o mercado brasileiro estivesse aquecido. “Nós procuramos ser o pedaço do Brasil que dá certo”, afirma.

O objetivo da rede Soneda é se tornar a grande âncora do setor de cosméticos em shopping centers, com lojas a partir de 600 metros quadrados.

“Não há dúvida que redes estão tirando projetos da gaveta. Os lojistas dizem que o consumo vai bem, especialmente entre a classe média”, diz Marcos Hirai, consultor de varejo.

Redes mais estruturadas, de acordo com ele, não podem mais olhar para o curto prazo, parar no tempo por conta de definição de uma eleição.

“Apesar de todas as mazelas, o Brasil é um país promissor. O gramado do vizinho é sempre mais bonito, mas veja o que está acontecendo na Europa, nos EUA e na América Latina”.

Para o consultor Adir Ribeiro, fundador e CEO da Praxis Business, a demanda ficou reprimida ao longo da pandemia e o varejo sente agora os efeitos da volta das pessoas às ruas.

“O conceito da experiência para atrair o cliente fortaleceu até pelo momento de dor que o consumidor viveu com a pandemia. A engrenagem parou por um tempo, mas voltou a operar.”

Ribeiro diz que tem contato com 50 a 70 varejistas por mês e até agora apenas um deles disse que ia aguardar o desfecho das eleições para seguir com planos para a empresa.

“O lojista tem que focar no negócio, ter um modelo atualizado, usar tecnologias. A loja física tem de estar integrada com a digital. Ele não pode mais esperar o cliente vir até a loja”, diz.

No meio da pandemia, a Via criou um modelo de venda pelo WhatsApp, o Me chama Zap, que acabou levando vendedores de lojas físicas a concluírem vendas que começaram no on-line.

“Funcionou tão bem esta forma de venda que não vai mais acabar. Tem loja em que esse sistema chega a representar de 15% a 20% do faturamento”, diz Cremonini.

Diferentemente do que se pensou quando o e-commerce começou a ganhar força, a loja física está se tornando forte no mundo todo, de acordo com consultores de varejo.

“Nos Estados Unidos, tem empresa digital indo para loja física, quando muitos achavam que o mundo do varejo passaria a ser somente digital”, diz o CEO da Praxis.

O que também tem surpreendido é o mercado de livrarias. Enquanto muitas redes tradicionais encolheram devido ao aumento da venda de livros pela internet, outras marcas cresceram.

A Livraria da Travessa, com origem no Rio de Janeiro, a Livraria da Vila e a Livraria Leitura, que estão em expansão, têm ocupado espaços deixados pelas redes tradicionais.

Para justificar a expansão de lojas físicas em cenário macroeconômico como este que o país vive, lojistas, executivos de redes e consultores de varejo citam também o potencial do Brasil.

Cremonini, da Via, lembra que a rede está hoje em 530 municípios do país e tem potencial para dobrar este número.

Há muitos municípios espalhados pelo Brasil afora que sequer têm um supermercado.

IMAGEM: Casas Bahia/divulgação

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você